Como Decorar Quarto Infantil

Decoração para quarto infantil não é tarefa fácil, afinal é um espaço que serve para tudo. Enquanto os adultos trabalham no escritório, descansam na sala e dormem no quarto, os pequenos fazem tudo isso e muito mais no seu pequeno mundo dentro de casa. Portanto, ter móveis flexíveis ajudarão as crianças a transformar seu espaço em uma selva cheia de perigos ou uma sala de aula aonde eles resolvem seus enigmas escolares. Mas, você também deve garantir que na hora de dormir, o quarto se transforme em uma verdadeira oficina de sonhos.

Como decorar quarto infantil?

As crianças estão em constante movimento, aprendendo, experimentando e brincando. Mas, também precisam de um espaço para quando for a hora de relaxar, dormir e assimilar tudo o que foi aprendido durante o dia. 

Por conta disso, poucos cômodos da casa são decorados com mais ilusão do que o quarto infantil. Talvez por esse motivo seja fácil perder de vista o que você precisa fazer para se adaptar a todas as necessidades delas.

Projete esse quarto para que ele possa crescer junto com as crianças, escolhendo as peças certas, deixando um maior espaço para brincadeiras e oferecendo autonomia para o desenvolvimento delas.

Fazer com que o quarto se torne a parte favorita das crianças na casa, incentivando com que elas se sintam mais seguras do que no braço dos pais à noite, vai depender da forma como ele será montado. Para o espaço ser um ambiente relaxante, confortável e agradável é preciso entender que as necessidades das crianças mudam de acordo com a idade.

Pense nos Móveis

A instalação de um beliche ou uma cama com cama auxiliar, mesmo que o quarto seja para apenas uma criança, será muito útil para receber os colegas da escola ou os primos para a noite do pijama.

E como ter uma mesa de cabeceira para um beliche ou cama alta? Fácil, nesse caso é só instalar uma prateleira bem ao lado da cama, criando espaço de armazenamento extra.

Proteja as Paredes

Quando se trata de decoração para quarto infantil, não devemos pensar apenas na estética. É conveniente pensar também na proteção das paredes contra os golpes e possíveis dons artísticos das crianças. Um painel de madeira de meia altura ou papel de parede lavável são excelentes opções.

Cuide da Iluminação e das Cortinas

Além das lâmpadas no teto e o abajur ao lado da cama, não se esqueça de instalar uma lâmpada noturna com uma luz mais fraca.

As cortinas também são importantes não apenas para protegê-los da luminosidade externa excessiva, mas também para dar a privacidade necessária para que as crianças possam sentir que têm o seu próprio espaço dentro de casa.


Crie Novos Espaços com a Rede Horizontal

Como esse é um espaço multitarefa é necessário a manter a ordem e separar os ambientes, criar um novo espaço com rede suspensa é a escolha perfeita. Dessa forma, as crianças terão mais espaço para as brincadeiras e os brinquedos terão o seu devido local reservado exclusivamente para essa finalidade.

A rede horizontal é 100% segura e multifuncional! Ela serve como rede de proteção, cama suspensa e até mesmo parede de escalada. Diversão garantida para a criançada e despreocupação total dos pais com relação à segurança.

Menos Brinquedos, mais qualidade

A brincadeira é vital para o desenvolvimento das crianças. No entanto, é aconselhável evitar o consumismo e o acúmulo de brinquedos. Melhor alguns brinquedos bem escolhidos, que estejam sempre visíveis e bem ordenados.

Quarto compartilhado

Ter o filho pequeno dividindo o quarto com o irmão mais velho irá ajudá-lo a se sentir mais seguro. Além disso, se eles puderem dormir em camas adaptadas ao seu tamanho, não terão medo de nada no momento em que as luzes forem apagadas. Para isso, camas extensíveis que crescem com eles são ideias para ajudar a combater o medo.

Organização e ordem

Evite conflitos desnecessários e ensine-os desde pequenos a cuidar das suas coisas com recipientes que fiquem ao alcance. Os elementos com rodas e caixas são especialmente práticos, já que eles permitem que você veja o seu conteúdo em qualquer lugar.

Incentive a criatividade

De a oportunidade de liberar a criatividade também nas paredes instalando quadros negros ou pintando uma parede com tinta lavável.

Cantinho da leitura

Fazer com que os filhos sejam calmos não é alcançado apenas com uma boa cama e iluminação. Criar um cantinho para a leitura também contribui muito para o relaxamento a qualquer hora do dia.

Exercício e Brincadeira

Colocar elementos que, além de promover brincadeiras, também incentivam a prática de atividades físicas dentro do quarto infantil faz com elas aprendam a gostar dos exercícios e cresçam menos sedentárias. Uma ótima opção é criar uma parede de escalada de rede suspensa, assim as crianças poderão passar horas se exercitando sem perceber.

Atenção à Segurança

Os tapetes podem ser perigosos se enrugarem ou escorregarem. Para evitar futuros acidentes sem sacrificar o conforto das crianças ou a proteção do chão, você pode optar por colocar um laminado de madeira ou um grande tapete que ocupe um largo espaço.

Não se esqueça de prender os móveis na parede. Lembre-se que as crianças são curiosas por natureza e nunca ficam paradas. Para evitar sustos, prenda os móveis maiores e mais altos na parede. No caso deles quererem se tornar alpinistas, a montanha permaneceria no local e não seria prejudicada e nem o alpinista ferido.

Tenha cuidado com os cantos dos móveis e os cabos pendurados. Os móveis infantis possuem cantos arredondados para evitar acidentes. Mas, você ainda pode reforçar com cantos de segurança e esconder os fios atrás de móveis.

Cuidado com a Altura

Se tudo o que precisar estiver ao seu alcance, será mais fácil para as crianças avançarem com segurança no desenvolvimento da autonomia pessoal.

Ouça as crianças

É essencial ouvir as crianças em como decorar o quarto infantil. Afinal, é o espaço delas e elas também tem o direito de ajudar nas decisões do que será colocado nele. Este exercício ajudará também na hora da manutenção e cuidados com o espaço.

E o mais importante de tudo: divirta-se junto com seu pequeno e guarde ótimas lembranças dos momentos em que passaram juntos no quarto infantil!

Leia também: Saiba como aproveitar o espaço de um ambiente com pé direito alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *